e21 avalia 2020:

O ano em que a tempestade – que parecia perfeita – virou furacão

Ele avalia que as dificuldades impostas pela mudança no modelo de negócios das agências de propaganda (com menor dependência do agenciamento de mídia), pelas sucessivas crises econômicas e pela revolução digital, se tornou ainda mais ameaçadora: “De repente, os funcionários se levantaram e foram embora dispostos a trabalhar de casa. Os clientes, começaram a ligar e dizer que estavam fechando as fábricas em férias coletivas. Antes disso, lembravam para postergar/cancelar projetos. Foi como se o chão se abrisse sob nossos pés”- Complementa Luciano. 

 

E foi aí que a agência decidiu agir.

- Com essas palavras, Luciano Vignoli, diretor-presidente da e21 inicia o Balanço do Ano da Pandemia, avaliando como a agência passou por esse ano incrível.

Luciano%20Vignoli_edited.jpg

“A crise foi tão séria que não poderíamos desperdiça-la... E mudar. De verdade.”

Em casa de ferreiro...

A primeira decisão da agência foi investir em marketing. Sim, em marketing!

Fabiano Del Rey_edited.jpg

“Resolvemos experimentar alta dosagem do remédio que recomendamos.”

– Diz Fabiano Del Rey – Sócio-Diretor da R.O.C., braço de consultoria da agência e também gestor comercial da e21.

Para começar, a agência otimizou seu sistema de CRM, higienizando/atualizando sua base e começou a controlar febrilmente sua carteira de prospecção. Após, a e21 investiu numa plataforma de automação da comunicação para Inbound e marketing de conteúdo.

 

A seguir, a agência implementou uma campanha de comunicação integrando todas as suas redes sociais em um marketing de performance.

 

Os resultados não tardaram a aparecer.

Ubiratan-Fontoura-2.png

“No início, focamos nossa atuação comercial no segmento Agro, onde a e21 tem um vasto portfólio de campanhas de alto resultado e uma performance criativa de destaque nacional. Ninguém tem o conhecimento de comunicação para o agronegócio como a e21.”

– Comenta Ubiratan Fontoura, Sócio Diretor-Comercial da e21.

A agência explorou a exposição de campanhas novas – criadas e produzidas nesse ano – como as de novos lançamentos para a Massey. Além disso, a agência valorizou cases e campanhas clássicas no agronegócio brasileiro para se projetar.

 

Dessa ação, resultou a vinda de clientes como a TANAC uma empresa de insumos industriais à base de acácia negra; Sementes DONMARIO; a marca de origem alemã de defensivos HELM; a fabricante STARA (alguns Jobs especiais), entre outros projetos.

Resultados comerciais

A e21 não parou de acelerar e buscar novos negócios. Foram conquistas expressivas, principalmente no segundo semestre do ano (que, por sinal, já terá maior faturamento que o segundo semestre de 2019).

“Nosso portfólio de projetos cases e clientes foi se transformando no decorrer de 2020. Buscamos intensamente entrar na vida de muitas marcas, e conseguimos, com método, trabalho de equipe e dedicação.”

– Diz Fabiano Del Rey – Sócio-Diretor da R.O.C., braço de consultoria da agência e também gestor comercial da e21.

Foram essas algumas das principais conquistas desse ano:

  • THE PLACEMAKERS – Conta – Branding Estratégico – Reposicionamento/Lançamento das marcas do Grupo - Planejamento geral de Comunicação Digital das mesmas;

  • AÇOTUBO – Projeto: Treinamento de Modelo Comercial de Alta Performance e Mentoria P.E.;

  • AGCO-PARTS – Projeto: Design Estratégico com Projeto de Padronização visual rótulos DSH;

  • AGROEAD – Criação e Lançamento 1° Portal EAD do segmento AGRO - Academia do Agronegócio;

  • BETTANIN – Projeto: Campanha Nacional Promocional Esfrebom e Noviça 2020;

  • FAKINI – Projeto: Campanha de reposicionamento da Marca;

  • FEMAMA – Projeto: Campanha de Conteúdo que muda a conversa sobre o câncer de Mama no Brasil;

  • GDM-DONMARIO – Projeto: Branding Estratégico – Projeto de Posicionamento de Marca;

  • HUSQVARNA – Projeto: Campanha Nacional Produto Automower;

  • HELM – Conta – Branding Estratégico;

  • HARD – Conta – Plataforma de valorização da Marca nos seus 35 anos - Modelo de Atuação Mercadológica com a Estruturação do Plano de Marca 2021;

  • GRUPO MAINHARDT – Conta – Transformação Digital e conteúdo com foco em Performance;

  • STARA – Projeto: Reposicionamento e Estratégia Digital da Marca - Otimização das Plataformas Digitais e padrão de design da Marca;

  • TANAC – Conta – Branding Estratégico- Comunicação Total;   

  • TUPER – Projeto: Transformação da Comunicação Digital e

  • TUPER – Projeto: Design estratégico por ocasião dos 50 anos da Marca.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Parcerias

O ano também foi para a agência uma oportunidade de desenvolvimento de parcerias em áreas estratégicas, como a que firmou no lançamento da AgroEAD - Academia do Agronegócio -  uma startup de ensino à distância, em parceria com o Portal Agrolink e o I-Uma a primeira e mais consagrada instituição de ensino para o agronegócio do Brasil.

Outro exemplo é a participação da agência nos projetos de investimento da aceleradora de Agtechs VENTIUR e o investimento em startups de Data Analytics.

Transformação Digital

De um termo da moda, o assunto virou realidade na e21.

A agência investiu firmemente em ferramentas digitais, desde um novo sistema de gestão operacional que permite controlar tudo (produção, produtividade, prazos, entregas, etc.) de forma absolutamente automática e assertiva.

“Medimos tudo. A partir das medições, buscamos melhorar tudo.” – Comenta Luciano

Além disso, a e21 investiu em ferramentas de planejamento, capazes de identificar jornada do consumidor e realizar a atribuição de canais.

Em outra, para medição digital constante, capaz de identificar a performance da marca, dos concorrentes, do padrão de mercado.

Em outra, ainda, para planejamento de conexões, garantindo uma maior assertividade dos planejamentos de mídia on e off-line.

 

E, por último, a e21, investiu em ferramentas de produtividade criativa, capazes de permitir que exercícios mais simples sejam automatizados.

“E isso é só o começo” – Finaliza Luciano.

Pessoas

Novas funções e novas habilidades foram trazidas para a agência. Business-Inteligence; Marketing de performance (Growth-Hacking); Data-Analytics; Produção de conteúdo jornalístico; todas essas funções oxigenam o ambiente publicitário e trazem novos olhares para o serviço da agência.

Cecília-Carvalho-1.png

“Buscamos uma diversidade de talentos que permitem ir além da entrega publicitária de excelência que historicamente fazemos. Estamos ampliando serviços, principalmente digitais, e para isso precisamos ter um time com jogadores novos para posições novas.

– Comenta Cecília Carvalho – Gerente de RH da e21.

Campanhas

images.jpg

“Foi um ano intenso! Podem acreditar.”

 - Comenta Daniel Ramos – um dos Diretores de Criação da e21.

GOTA LIMPA

Como um dos principais trabalhos do ano ele destaca que a agência gerou um case multicanal de reposicionamento da GOTA LIMPA, envolvendo redesign da marca, mais de 120 embalagens renovadas, uma nova postura em marketing digital, a veiculação de uma campanha publicitária de TV, além de ações de trademarketing e PDV. 

 

“O mais importante é que o cliente cresceu muito – em faturamento e resultado – esse ano. Sem falar em percepção de marca... Isso nos orgulha muito”.

Uma nova marca aos 55 anos de empresa. Eis a nova Gota Limpa.

FEMAMA

A e21 realizou uma ação de marketing Pro-Bono para a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, com 70 associadas em todo país) na qual a agência pensou muito além de uma campanha, pois criar uma nova cultura de abordagem do câncer de mama foi a palavra-chave da ideia da e21.

 

Para isso, criou um call-to-action, simples, universal e altamente engajador para a causa baseado em três perguntas que devem ser feitas a qualquer mulher:

1) Você tem observado suas mamas?

2) Você tem marcado seus exames anuais?

3) Você conhece seus fatores de risco?

 

Essas 3 perguntas (e o uso intenso do número 3) deram origem à campanha 3 Perguntas Que Salvam.

O projeto foi um esforço de marketing multicanal, que envolveu publicidade, PR, influenciadores, branded-content e até ações comerciais, numa das maiores estratégias de conteúdo já planejadas pela agência.

images.jpg

“A iniciativa foi além das mulheres. Ela buscou envolver toda a sociedade e expandir a conversa também para quem está ao redor a partir de uma atitude prática fazendo as “3 perguntas que salvam” para as mulheres que a gente ama de verdade.”

- Afirma Garros.

31 dias de campanha integrada e mais de 50 milhões de pessoas impactadas.

HUSQVARNA

Como um terceiro destaque final, vale citar a campanha que a agência desenvolveu com Rodrigo Hilbert para o produto Automower da HUSQVARNA

 

“Foi um sucesso sem precedentes, desde o primeiro post da campanha (e olhem que já foram realizadas mais de cem publicações).” – Comenta Daniel.

 

Perguntado sobre o porquê dessa repercussão toda, ele complementa:

 

“O personagem certo, para o produto certo, abordado da forma certa e produzido da forma certa. Só podia dar nisso.”

Perspectivas financeiras

 

Essas conquistas permitiram a agência crescer nesse ano? 

 

“Não. O impacto do primeiro semestre – epicentro da pandemia – foi muito forte. No entanto, fecharemos o ano com resultado, o que já é ótimo. E a carteira de clientes que reforçamos e com a qual viraremos o ano, nos permite prever um 2021 de crescimento acima dos 20%. Nosso número é ainda mais ambicioso: 25%. Mas estamos ainda fechando nosso Plano Comercial” – Fala Ubiratan.

 

 

Pra começar o ano

 

Embora ainda com um volume absurdo de entregas nesse final do ano, a e21 está já com os olhos em 2021.

Design sem nome.png

“Um ano com o nosso número.” – Brinca Fernanda Kubiack – Diretora de Atendimento da agência.

“Não vamos deixar de aproveitar isso e estreitar cada vez mais a relação próxima & produtiva com nossos clientes”.

Já Luciano, finaliza: “O clima, por aqui, é de otimismo com os pés no chão. Não podemos nem desconsiderar nem sobrevalorizar o ritmo de negócios e projetos com os quais terminamos o ano. Estamos fechando 2020 com a sensação de que fizemos muito e com a visão de que, sempre, há muito mais a fazer. E vamos fazer. Podem apostar.”

 

 

Carteira de clientes

 

A e21 vira o ano com essa carteira de clientes:

 

  • AÇOTUBO – A maior distribuidora de Aço do país;

  • AGCO-PARTS – Business-Unit de peças de reposição da Massey;

  • AGROEAD – Academia do Agronegócio- Portal EAD do segmento AGRO;

  • BETTANIN – Produtos de Higiene e Limpaza (Projetos);

  • CAU/RS – Conselho de Arquitetura e Urbanismo/RS;

  • DIGICON – Tecnologia -Smart Cities Solutions;

  • DOW – Química;

  • FAKINI – Moda Infantil (Projetos);

  • FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama;

  • GDM-DONMARIO – Sementes (Projetos);

  • HARD – Tecnologia – Sistemas Construtivos;

  • HELM – Defensivos agrícolas;

  • HERC – Produtos para construção & decoração;

  • HUSQVARNA – Equipamentos (Projetos);

  • GOTA LIMPA – Produtos de Limpeza;

  • GRUPO MAINHARDT – Contabilidade, auditoria, sistemas de informação;

  • MASSEY – Máquinas Agrícolas;

  • PERTO – Tecnologia - Automação Bancária e Comercial;

  • TANAC – Conta – Branding Estratégico- Comunicação Total;   

  • THE PLACEMAKERS – Marcas City Design, Metalco e Aluxa;

  • TUPER – Projeto: Design estratégico por ocasião dos 50 anos da Marca;

  • YARA – Fertilizantes.

Açotubo
press to zoom
AGCO
press to zoom
AgroEAD
press to zoom
Bettanin
press to zoom
CAU
press to zoom
Digicon
press to zoom
DOW
press to zoom
Fakini
press to zoom
FEMAMA
press to zoom
GDM
press to zoom
HARD
press to zoom
Helm
press to zoom
HERC
press to zoom
Husqvarna
press to zoom
Gota Limpa
press to zoom
Mainhardt
press to zoom
Massey Ferguson
press to zoom
Perto
press to zoom
TANAC
press to zoom
The Placemakers
press to zoom
Stara
press to zoom
1/2
Quer saber mais sobre a e21? Entre em contato conosco.