e21 avalia 2020:

O ano em que a tempestade – que parecia perfeita – virou furacão

Ele avalia que as dificuldades impostas pela mudança no modelo de negócios das agências de propaganda (com menor dependência do agenciamento de mídia), pelas sucessivas crises econômicas e pela revolução digital, se tornou ainda mais ameaçadora: “De repente, os funcionários se levantaram e foram embora dispostos a trabalhar de casa. Os clientes, começaram a ligar e dizer que estavam fechando as fábricas em férias coletivas. Antes disso, lembravam para postergar/cancelar projetos. Foi como se o chão se abrisse sob nossos pés”- Complementa Luciano. 

 

E foi aí que a agência decidiu agir.

- Com essas palavras, Luciano Vignoli, diretor-presidente da e21 inicia o Balanço do Ano da Pandemia, avaliando como a agência passou por esse ano incrível.

“A crise foi tão séria que não poderíamos desperdiça-la... E mudar. De verdade.”

Em casa de ferreiro...

A primeira decisão da agência foi investir em marketing. Sim, em marketing!

“Resolvemos experimentar alta dosagem do remédio que recomendamos.”

– Diz Fabiano Del Rey – Sócio-Diretor da R.O.C., braço de consultoria da agência e também gestor comercial da e21.

Para começar, a agência otimizou seu sistema de CRM, higienizando/atualizando sua base e começou a controlar febrilmente sua carteira de prospecção. Após, a e21 investiu numa plataforma de automação da comunicação para Inbound e marketing de conteúdo.

 

A seguir, a agência implementou uma campanha de comunicação integrando todas as suas redes sociais em um marketing de performance.

 

Os resultados não tardaram a aparecer.

“No início, focamos nossa atuação comercial no segmento Agro, onde a e21 tem um vasto portfólio de campanhas de alto resultado e uma performance criativa de destaque nacional. Ninguém tem o conhecimento de comunicação para o agronegócio como a e21.”

– Comenta Ubiratan Fontoura, Sócio Diretor-Comercial da e21.

A agência explorou a exposição de campanhas novas – criadas e produzidas nesse ano – como as de novos lançamentos para a Massey. Além disso, a agência valorizou cases e campanhas clássicas no agronegócio brasileiro para se projetar.

 

Dessa ação, resultou a vinda de clientes como a TANAC uma empresa de insumos industriais à base de acácia negra; Sementes DONMARIO; a marca de origem alemã de defensivos HELM; a fabricante STARA (alguns Jobs especiais), entre outros projetos.

Resultados comerciais

A e21 não parou de acelerar e buscar novos negócios. Foram conquistas expressivas, principalmente no segundo semestre do ano (que, por sinal, já terá maior faturamento que o segundo semestre de 2019).

“Nosso portfólio de projetos cases e clientes foi se transformando no decorrer de 2020. Buscamos intensamente entrar na vida de muitas marcas, e conseguimos, com método, trabalho de equipe e dedicação.”

– Diz Fabiano Del Rey – Sócio-Diretor da R.O.C., braço de consultoria da agência e também gestor comercial da e21.

Foram essas algumas das principais conquistas desse ano:

  • THE PLACEMAKERS – Conta – Branding Estratégico – Reposicionamento/Lançamento das marcas do Grupo - Planejamento geral de Comunicação Digital das mesmas;

  • AÇOTUBO – Projeto: Treinamento de Modelo Comercial de Alta Performance e Mentoria P.E.;

  • AGCO-PARTS – Projeto: Design Estratégico com Projeto de Padronização visual rótulos DSH;

  • AGROEAD – Criação e Lançamento 1° Portal EAD do segmento AGRO - Academia do Agronegócio;

  • BETTANIN – Projeto: Campanha Nacional Promocional Esfrebom e Noviça 2020;

  • FAKINI – Projeto: Campanha de reposicionamento da Marca;

  • FEMAMA – Projeto: Campanha de Conteúdo que muda a conversa sobre o câncer de Mama no Brasil;

  • GDM-DONMARIO – Projeto: Branding Estratégico – Projeto de Posicionamento de Marca;

  • HUSQVARNA – Projeto: Campanha Nacional Produto Automower;

  • HELM – Conta – Branding Estratégico;

  • HARD – Conta – Plataforma de valorização da Marca nos seus 35 anos - Modelo de Atuação Mercadológica com a Estruturação do Plano de Marca 2021;

  • GRUPO MAINHARDT – Conta – Transformação Digital e conteúdo com foco em Performance;

  • STARA – Projeto: Reposicionamento e Estratégia Digital da Marca - Otimização das Plataformas Digitais e padrão de design da Marca;

  • TANAC – Conta – Branding Estratégico- Comunicação Total;   

  • TUPER – Projeto: Transformação da Comunicação Digital e

  • TUPER – Projeto: Design estratégico por ocasião dos 50 anos da Marca.

Parcerias

O ano também foi para a agência uma oportunidade de desenvolvimento de parcerias em áreas estratégicas, como a que firmou no lançamento da AgroEAD - Academia do Agronegócio -  uma startup de ensino à distância, em parceria com o Portal Agrolink e o I-Uma a primeira e mais consagrada instituição de ensino para o agronegócio do Brasil.

Outro exemplo é a participação da agência nos projetos de investimento da aceleradora de Agtechs VENTIUR e o investimento em startups de Data Analytics.

Transformação Digital

De um termo da moda, o assunto virou realidade na e21.

A agência investiu firmemente em ferramentas digitais, desde um novo sistema de gestão operacional que permite controlar tudo (produção, produtividade, prazos, entregas, etc.) de forma absolutamente automática e assertiva.

“Medimos tudo. A partir das medições, buscamos melhorar tudo.” – Comenta Luciano

Além disso, a e21 investiu em ferramentas de planejamento, capazes de identificar jornada do consumidor e realizar a atribuição de canais.

Em outra, para medição digital constante, capaz de identificar a performance da marca, dos concorrentes, do padrão de mercado.

Em outra, ainda, para planejamento de conexões, garantindo uma maior assertividade dos planejamentos de mídia on e off-line.

 

E, por último, a e21, investiu em ferramentas de produtividade criativa, capazes de permitir que exercícios mais simples sejam automatizados.

“E isso é só o começo” – Finaliza Luciano.

Pessoas

Novas funções e novas habilidades foram trazidas para a agência. Business-Inteligence; Marketing de performance (Growth-Hacking); Data-Analytics; Produção de conteúdo jornalístico; todas essas funções oxigenam o ambiente publicitário e trazem novos olhares para o serviço da agência.

“Buscamos uma diversidade de talentos que permitem ir além da entrega publicitária de excelência que historicamente fazemos. Estamos ampliando serviços, principalmente digitais, e para isso precisamos ter um time com jogadores novos para posições novas.

– Comenta Cecília Carvalho – Gerente de RH da e21.

Campanhas

“Foi um ano intenso! Podem acreditar.”

 - Comenta Daniel Ramos – um dos Diretores de Criação da e21.

GOTA LIMPA

Como um dos principais trabalhos do ano ele destaca que a agência gerou um case multicanal de reposicionamento da GOTA LIMPA, envolvendo redesign da marca, mais de 120 embalagens renovadas, uma nova postura em marketing digital, a veiculação de uma campanha publicitária de TV, além de ações de trademarketing e PDV. 

 

“O mais importante é que o cliente cresceu muito – em faturamento e resultado – esse ano. Sem falar em percepção de marca... Isso nos orgulha muito”.

Uma nova marca aos 55 anos de empresa. Eis a nova Gota Limpa.

FEMAMA

A e21 realizou uma ação de marketing Pro-Bono para a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, com 70 associadas em todo país) na qual a agência pensou muito além de uma campanha, pois criar uma nova cultura de abordagem do câncer de mama foi a palavra-chave da ideia da e21.

 

Para isso, criou um call-to-action, simples, universal e altamente engajador para a causa baseado em três perguntas que devem ser feitas a qualquer mulher:

1) Você tem observado suas mamas?

2) Você tem marcado seus exames anuais?

3) Você conhece seus fatores de risco?

 

Essas 3 perguntas (e o uso intenso do número 3) deram origem à campanha 3 Perguntas Que Salvam.

O projeto foi um esforço de marketing multicanal, que envolveu publicidade, PR, influenciadores, branded-content e até ações comerciais, numa das maiores estratégias de conteúdo já planejadas pela agência.

“A iniciativa foi além das mulheres. Ela buscou envolver toda a sociedade e expandir a conversa também para quem está ao redor a partir de uma atitude prática fazendo as “3 perguntas que salvam” para as mulheres que a gente ama de verdade.”

- Afirma Garros.

31 dias de campanha integrada e mais de 50 milhões de pessoas impactadas.

HUSQVARNA

Como um terceiro destaque final, vale citar a campanha que a agência desenvolveu com Rodrigo Hilbert para o produto Automower da HUSQVARNA

 

“Foi um sucesso sem precedentes, desde o primeiro post da campanha (e olhem que já foram realizadas mais de cem publicações).” – Comenta Daniel.

 

Perguntado sobre o porquê dessa repercussão toda, ele complementa:

 

“O personagem certo, para o produto certo, abordado da forma certa e produzido da forma certa. Só podia dar nisso.”

Perspectivas financeiras

 

Essas conquistas permitiram a agência crescer nesse ano? 

 

“Não. O impacto do primeiro semestre – epicentro da pandemia – foi muito forte. No entanto, fecharemos o ano com resultado, o que já é ótimo. E a carteira de clientes que reforçamos e com a qual viraremos o ano, nos permite prever um 2021 de crescimento acima dos 20%. Nosso número é ainda mais ambicioso: 25%. Mas estamos ainda fechando nosso Plano Comercial” – Fala Ubiratan.

 

 

Pra começar o ano

 

Embora ainda com um volume absurdo de entregas nesse final do ano, a e21 está já com os olhos em 2021.

“Um ano com o nosso número.” – Brinca Fernanda Kubiack – Diretora de Atendimento da agência.

“Não vamos deixar de aproveitar isso e estreitar cada vez mais a relação próxima & produtiva com nossos clientes”.

Já Luciano, finaliza: “O clima, por aqui, é de otimismo com os pés no chão. Não podemos nem desconsiderar nem sobrevalorizar o ritmo de negócios e projetos com os quais terminamos o ano. Estamos fechando 2020 com a sensação de que fizemos muito e com a visão de que, sempre, há muito mais a fazer. E vamos fazer. Podem apostar.”

 

 

Carteira de clientes

 

A e21 vira o ano com essa carteira de clientes:

 

  • AÇOTUBO – A maior distribuidora de Aço do país;

  • AGCO-PARTS – Business-Unit de peças de reposição da Massey;

  • AGROEAD – Academia do Agronegócio- Portal EAD do segmento AGRO;

  • BETTANIN – Produtos de Higiene e Limpaza (Projetos);

  • CAU/RS – Conselho de Arquitetura e Urbanismo/RS;

  • DIGICON – Tecnologia -Smart Cities Solutions;

  • DOW – Química;

  • FAKINI – Moda Infantil (Projetos);

  • FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama;

  • GDM-DONMARIO – Sementes (Projetos);

  • HARD – Tecnologia – Sistemas Construtivos;

  • HELM – Defensivos agrícolas;

  • HERC – Produtos para construção & decoração;

  • HUSQVARNA – Equipamentos (Projetos);

  • GOTA LIMPA – Produtos de Limpeza;

  • GRUPO MAINHARDT – Contabilidade, auditoria, sistemas de informação;

  • MASSEY – Máquinas Agrícolas;

  • PERTO – Tecnologia - Automação Bancária e Comercial;

  • TANAC – Conta – Branding Estratégico- Comunicação Total;   

  • THE PLACEMAKERS – Marcas City Design, Metalco e Aluxa;

  • TUPER – Projeto: Design estratégico por ocasião dos 50 anos da Marca;

  • YARA – Fertilizantes.

1/2
Quer saber mais sobre a e21? Entre em contato conosco.
logotipo-e21.png

PORTO ALEGRE
 

Av. Independência 1299, sala 403, Bairro Independência

Telefone: (51) 3092-7400 • E-mail: contato@e21.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
AgroEAD